sábado, 23 de abril de 2011

Olhar e enxergar

Conta a historia de um funcionário da construção que não enxergava pois tinha catarata. Ele passou por duas cirurgias e cuidou para que seus olhos melhorassem. A visão dele melhorou, mas continuava não enxergando (não sabia ler e escrever).
As vezes penso como faria para me virar em um outro país como a China, deve ser difícil olhar as placas, códigos, letras e não entender nada do que se está escrito.
Um belo dia cheguei em uma obra para levar os holerites dos funcionários, e logo veio a pergunta com tom sarcástico. – Fábio, sabe quem é o novo engenheiro da firma?
Eu esperei a piada, não havia entrado nenhum engenheiro na firma.
E ao perguntar quem, veio à resposta: um funcionário que não sabia ler e escrever o mesmo da cirurgia, que mal sabia assinar seu nome e marcar a data no holerite.
Perguntei o porque dele ser o novo engenheiro da firma.
Ele havia começado a estudar, isso um senhor com seus quarentas e poucos anos pedreiro da construção civil que não sabia ler e escrever voltou a estudar. Para ele o principal e verdadeiro intuito era tirar a carteira de motorista, mas existem muitos fatores ai que vão agir como fator determinante em sua vida.
A partir desse dia todas as vezes que passava por ele, perguntava sobre os estudos e falava da importância de estudar. Em uma conversa com a diretoria, eles colocaram que queria presenteá-lo.
Logo de manhã ligamos no nosso fornecedor de papelaria e pedimos uma bolsa. Liguei para o encarregado da obra e pedi para que avisasse que era para aquele funcionário no final do dia ir para o escritório. Quando isso acontecia geralmente era “bucha”. Kkkk
Choveu a tarde todinha, e perto das 17:30 ele chegou com a cara preocupada, todo molhado e eu o chamei para a sala de reunião pois iríamos conversar com ele.
         As palavras foram mais ou menos assim: olha a empresa chamou aqui hoje porque esta sabendo que você começou a estudar, estamos orgulhosos de sua atitude e queríamos falar que com isso muitas portas irão se abrir em sua vida. Aquele senhor encheu os olhos de lágrimas, meio perdido ainda com a situação não estava esperando.
         Presenteamos com a bolsa e um cartão assinado pela diretoria, engenheiro, encarregados...... Ele abriu o presente e saiu com um sorriso meio que sem saber o que havia acontecido.
         Eu fiquei pensando, ele deve ter chego em casa e mostrado aquele “troféu” para sua esposa..... Com um orgulho que não cabia no peito.
         O reconhecimento das atitudes das pessoas deve ser feitos, são fatores que marcam na vida e o motiva a cada vez mais buscar por algo melhor. A visão não está até onde seus olhos podem ver e sim até onde seu coração pode sentir.